Afeganistão

Após os ataques terroristas em 2001, o Afeganistão assim como o Islamismo e ideologias mulçumanas tornaram-se foco em todos os meios de comunicação até hoje.

Religião e política à parte o que me comove também é a situação de mulheres e crianças nesses países que por conta de uma religião ou ideologia, são tratadas como seres inferiores.

Na época em que “O Caçador de Pipas” tornou-se um best seller, e o autor Khaled Hosseini estava em destaque, ele também escreveu “A Cidade do Sol” (2007) agora com a história de 2 mulheres Miriam e Laila e seus respectivos destinos em Cabul no turbilhão de guerras entre 1979 e 1996. É um livro tenso e triste. Um livro que me fez pensar ainda mais sobre as mulheres daquele país e me senti feliz por estar bem no país que vivo, apesar de todos os problemas.


Após a leitura de “A Cidade do Sol”, quis saber mais sobre o assunto de forma mais realista.



Mulheres de Cabul (2006) é um livro foto-jornalístico feito pela fotógrafa britânica Harriet Logan que retornou ao Afeganistão em 2001, para fotografar e recolher os depoimentos de mulheres que teve contato durante o regime repressor Taleban em 1997. 
1972. No recém-criado bairro de Shar-E-Nau, algumas jovens liberadas e emancipadas
usavam minissaias, apesar das severas críticas da maioria dos afegãos que ainda seguem
a tradição mulçumana.


Mulheres de Cabul

Há depoimentos de mulheres esperançosas, mulheres que de alguma forma superaram alguns obstáculos e infelizmente mulheres já resignadas com seu próprio destino.

Mulheres de Cabul 

As Andorinhas de Cabul (2006): Livro de Yasmina Khadra, história que se passa no ano de 2000, em Cabul, cidade devastada pela guerra e pelo Taleban. A visão e comportamento de cada um desses 2 casais e como seus destinos foram cruzados numa triste situação é o ponto principal desse romance.
Confesso que esperava mais desse romance, poderia ter um pouco mais de detalhes em algumas situações e personagens. Uma história triste também, mais uma para reflexão.

Afeganistão é um assunto que pode ser bem explorado, mas também pode ser um tema para escritores “oportunistas” que se aproveitam de temas em evidência para escrever best-sellers.

De qualquer forma, gostei dos livros que li e gostaria de ler mais. Alguém tem mais algum livro bacana sobre o assunto para me indicar?

Até mais!

Comentários

  1. Eu lembro quando o "Mulheres de Cabul" foi lançado e fiquei muito instigada a comprar na época.
    Li em 2004 o "As Boas Mulheres da China" de Xue Xinran, e cara, esse tipo de leitura me deixa muito reflexiva sobre as diversas culturas e não tenho como não me compadecer e me emocionar com os diversos relatos e situações que essas mulheres (mães, esposas, operárias) vivem.
    Ainda lerei essa obra, com toda a certeza!

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca li nada sobre assunto, mas já anotei esses títulos para ler futuramente.

    Valeu pelas dicas, Pati!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindo(a) ao Dose Literária.
Agradecemos seu comentário e tentaremos responde-lo assim que possível ;)